segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A perfeição e as redes sociais

Perfeição não existe...

Dizem que família feliz só existe em foto...rsrsrsrs! Hoje com a proliferação das redes sociais dizem que um dos fenômenos observados é o quanto a frustração cresce em muitos em ver a felicidade dos outros.

Muitos acabam invejando as férias do outro, os bens do outro, a vida do outro, a família, enfim tudo que o outro tem. Já dizia o siri Sebastião do desenho "Pequena Sereia" - "o fruto do meu vizinho parece melhor que o meu, seu sonho de ir lá em cima eu creio que é engano seu".

Então a grande maioria tem a síndrome de "Pequena Sereia", invejando o outro mundo, querendo ser de lá, sem valorizar aquilo que realmente temos. E sem saber, na verdade, que perfeição não existe.

Por isso o ditado popular de que "família feliz só em foto". Lógico que estou indo ao extremo, mas temos que ter discernimento de que nem tudo são rosas, que problemas ocorrem em toda família, que dificuldades acontecem, que desentendimentos existem, que farpas são trocadas, que aborrecimentos se proliferam, que ressentimentos nascem, que dores são causadas, que amarguras muitas vezes têm lugar, que tristezas permeiam os dias, que decepções são reais, que desgostos são causados...

Saber disso e ter essa ciência é sinal de maturidade e de que não vivemos no "mundo encantado de Alice", como diria uma amiga minha.

Quando dizemos que amamos alguém é porque soubemos perdoar.
Quando dizemos que amamos alguém é porque soubemos relevar alguma ofensa.
Quando dizemos que amamos alguém é porque resolvemos dar um passo na direção da conciliação.
Quando dizemos que amamos alguém é que porque, apesar dos pesares, sabemos que ainda vale a pena!

O importante não é que não existam as mágoas, as tristezas, as incertezas, as dores, as frustrações, as decepções, as raivas, os ciúmes, os desgostos, mas que acima de tudo exista o perdão. É justamente o perdão que é o vínculo do amor. Dizia o querido frei Rubens do seminário aqui de nossa cidade, há muito tempo, que metade do amor é perdão.

É preciso perdoar para sobreviver! É preciso relevar para viver em família. É preciso olhar para o futuro para que possamos conviver, afinal somos humanos, falhos, por natureza egoístas, e que precisamos constantemente lutar por algo melhor em nós e nos outros.

É preciso saber que os outros tem defeitos, nós também temos. Que se condeno um erro no outro, eu posso ter outro erro que seja pior. É saber que todos temos qualidades e defeitos e que devemos olhar primeiro para a trava que está em nossos olhos antes de querer tirar o cisco do olho do outro, como já diria o Senhor Jesus.

Então, como iniciei, não existe perfeição. Existem famílias que lutam para se manterem unidas. Pais que se esforçam para serem exemplos para os filhos, mas nem sempre conseguindo. Filhos que tem seus problemas, suas rebeldias de adolescentes, que é normal e inerente a essa fase.

Quando eu e minha família postamos fotos de nossas alegrias, isso não quer dizer que já não tivemos muitas tristezas. Quando eu digo que amo minha esposa, quando ela diz que me ama, é sim com todos os pesares, com todas as dúvidas, com todas as decepções, com todas as tristezas, com todos os perdões que tiveram que ser dados e recebidos, com todas as angústias da convivência, porque tudo isso faz parte.

Quem num relacionamento nunca passou por momentos de dúvidas, de incertezas, de raivas e desgostos... Quantas vezes sei que minha esposa que minha esposa não queria me ver nem pintado de ouro. Quantas dores já causei a ela. Quantas explosões em discussões, mas se hoje estamos juntos e podemos dizer que nos amamos é porque o amor também é tudo isso!!!

Disse o Senhor Jesus Cristo que a cada dia basta o seu mal. Assim a vida é um dia após o outro. É superar a cada dia os problemas presentes, com o compromisso de vencer juntos. De criar os filhos com dignidade. De ensinar os filhos para a sobrevivência na vida, com confiança em Deus. De buscar criar um ambiente de amor e crescimento contínuo... E conseguimos isso? Nem sempre, mas é importante sempre olhar para frente e seguir. Falhos, errantes, com todas as dificuldades que todos têm, mas sempre seguir em frente.

Pergunte para minha esposa quais são meus defeitos e ela terá uma lista bem detalhada...rsrsrs! Ontem ela teve uma crise de riso em ler num blog sobre uma mulher e sua tortura com seu marido porquinho. E minha esposa ria tanto porque... porque lembrava de mim!!! Pode? Então a dona Rose Vieira Branco sabe muito bem que é esse Sirvão que vive com ela...rsrsrsrs.

Cristo diz para nós: Sede perfeitos como perfeito é meu Pai que está nos céus. Mas isso é uma exortação, uma busca, um caminho, que buscamos trilhar em nossos dias, mas que sabemos ser um objetivo a ser perseguido, mas nunca sendo alcançado em plenitude aqui nesta Terra!

Ninguém se engane! Perfeitos só no foto...kkkkkkk! E olha que nem na foto consigo isso....rsrsrsrsrsr