sábado, 12 de fevereiro de 2011

COPIO E COLO - Diário de um dono de casa

DIARIO DE UM DONO DE CASA

Segunda-feira

Sozinho em casa. Minha mulher vai passar a semana fora. Otimo. Acho que teremos uma semana inesquecivel - o cachorro e eu. Tracei um plano e programei meu tempo. Sei exatamente quando acordar, quanto tempo ficar no banheiro e quanto tempo levar preparando o cafe.
Tambem somei o numero de horas de que preciso para lavar, arrumar, levar o cachorro para passear, fazer compras e cozinhar. Estou agradavelmente surpreso em ver que ainda me sobra muito tempo livre.
Nao sei porque as mulheres fazem o servico de casa parecer tao complicado, quando toma tao pouco tempo. E so se organizar.

O cachorro e eu jantamos um bife cada um. Coloquei sobre a mesa a toalha de festa, uma vela, alem de rosas - para criar atmosfera agradavel. Ele come pate de entrada, depois outra vez no prato principal, com fina guarnicao de legumes, e biscoitos de sobremesa.
Bebo vinho e fumo charuto. Ha muito nao me sentia tao bem.

Terca-feira
PRECISO dar outra olhada na programacao. Parece que requer pequenas mudancas. Expliquei para o cachorro que nem todo dia e' feriado, portanto nao deve esperar hors d'oeuvres nas refeicoes, nem tres tigelas, que ainda tenho de lavar. No cafe da manha, notei que suco de laranja caseiro tem uma desvantagem. O espremedor de frutas tem de ser limpo a cada vez. Uma possibilidade: fazer o suficiente para dois dias. Ai posso lavar com a metade da frequencia.
Descoberta: voce pode aquecer salsichas na sopa e assim ter menos uma panela para lavar. Certamente nao pretendo aspirar a casa todos os dias, como minha mulher queria. Dia sim dia nao e' mais do que suficiente. O segredo e' andar de chinelos e limpar as patas do cachorro. Pronto. Sinto-me otimo.

Quarta-feira
TENHO A SENSACAO de que o servico de casa toma mais tempo do que eu imaginava. Devo repensar minha estrategia. Primeiro passo: comprei comida pronta. Nao preciso gastar tanto tempo cozinhando. Nao se deve levar mais tempo cozinhando do que comendo. Fazer a cama e' um problema: sair de baixo das cobertas, depois arejar o lugar e entao fazer a cama. E' tudo tao complexo! Nao acho necessario arruma-la todos os dias, especialmente sabendo que voltarei a dormir naquela mesma noite. Parece tarefa sem importancia.
Nao estou mais preparando refeicoes complicadas para cachorro. Comprei comida pronta para caes. Ele fez uma cara! Mas o que fazer? Se posso comer refeicoes semiprontas, ele tambem pode.

Quinta-feira
CHEGA DE SUCO DE LARANJA ! Como pode uma fruta de aspecto tao inocente criar tal confusao? E' inacreditavel. Comprarei sudo de laranja em garrafa, pronto para beber. Descoberta: consegui sair da cama quase sem desarrumar as cobertas. Tudo que tive de fazer foi alisar um pouco o cobertor. Claro, e' preciso pratica e nao se pode rolar muito durante o sono. Minhas costas doem um pouco, mas nada que um banho quente nao resolva.
Parei de me barbear todos os dias. E' realmente perda de tempo. Ganho preciosos minutos que minha mulher nunca perde porque nao faz barba. Descoberta: nao ha necessidade de se comer num prato novo a cada vez.
Lavar louca com tanta frequencia comeca a me irritar. O cachorro tambem pode comer numa unica tigela. Afinal, e' so um cao. Nota: cheguei a conclusao de que se pode aspirar no maximo uma vez por semana.


Sexta-feira
BASTA DE SUCO DE FRUTAS! As garrafas sao pesadas demais. Descobri o seguinte: salsichas sao otimas pela manha. No almoco, nem tanto. E no jantar, nem pensar.
Se um homem come salsicha por mais de dois dias, pode ter nauseas. Dei razao ao cachorro. E' nutritiva e nao suja a tigela. Descobri que sopa pode ser ingerida diretamente da lata. Tem o mesmo gosto. Sem vasilha, sem concha! Nao me sinto mais um lava-loucas automatico. Parei de esfregar o chao da cozinha. Aquilo me irritava tanto quanto fazer a cama. Nota: esqueca as latas, pois sujam o abridor.


Sabado
POR QUE TIRAR a roupa a noite se vou vesti-la de novo pela manha? Prefiro passar o mesmo tempo deitado, descansando. Tambem nao ha necessidade de usar cobertas, assim a cama ja fica feita. O cachorro sujou o chao. Dei-lhe uma bronca. Nao sou seu criado!
Estranho. Minha mulher me diz isso de vez em quando.

Hoje e' dia de fazer a barba, mas nao sinto vontade. A paciencia esta no limite. O cafe da manha sera algo que eu nao precise desembrulhar, abrir, fatiar, espalhar, cozinhar ou mexer. Tudo isso me irrita.
Plano: almocar diretamente na sacola, em cima do fogao.
Sem pratos, talheres, toalhas ou qualquer outro absurdo. As gengivas estao meio inflamadas. Talvez seja a falta de frutas, tao pesadas para se carregar.

Minha mulher ligou. E' tarde e perguntou se lavei as janelas e as roupas. Cai numa risada historica. :-DDD
Disse que nao tive tempo. Ha um problema na banheira.
Esta entupida com espaguete. Nao me incomoda muito, parei de tomar banho mesmo.

Nota: o cachorro e eu comemos juntos, diretamente da geladeira. Tem de ser rapido, para nao ficar muito tempo aberta.

Domingo
O CACHORRO E EU estavamos sentado na cama vendo na TV as pessoas comerem todo o tipo de comida e guloseimas.
Ficamos com gua na boca. Estamos ambos fracos e de mau humor.

Comi algo da tigela do cachorro pela manha. Nenhum de nos gostou. Devia tomar banho, fazer a barba, pentear-me, dar comida ao cachorro, leva-lo para passear, lavar a louca, arrumar , fazer compras, entre outros - mas nao tenho forcas. Sinto que estou perdendo o equilibrio e minha visao esta' sumindo. O cachorro parou de abanar o rabo.
Num ultimo acesso de autopreservacao, rastejamos ate um restaurante. Comemos varios pratos de boa comida durante mais de uma hora. Depois vamos a um hotel. O quarto e' limpo, arrumado e conchegante. Encontro a solucao ideal para os servi?os de casa. Imagino se minha mulher ja pensou nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário