domingo, 13 de fevereiro de 2011

PENSAMENTOS - Sobre negar-se a si mesmo

Negar-se a si mesmo

“Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me." Lucas 9:23

Em nós existem muitas vontades.
Toda vez que a busca por satisfazê-las me leva a “fazer coisas a outros que eu não queria que fizessem para mim” , estou, no mínimo, não sendo justo.

“Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.” I João 2:15-17

Por concupisciência podemos dizer ser um desejo forte de fazer algo. Quando pretendo satisfazer esse meu desejo a qualquer custo, mesmo prejudicando outras pessoas não estou sendo justo.

Temos os mais variados tipos de desejos, sejam físicos ou psíquicos. Viver somente para satisfazer qualquer desejo que temos pode prejudicar outras pessoas.

“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros. Pois toda a lei se cumpre numa só palavra, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais uns aos outros. Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.” Gálatas 5:13-23

Na Graça fomos chamados a ser livres, não nos sujeitando a ordenanças humanas, como não toque isso, não prove aquilo, mas vivendo a liberdade de filhos de Deus que dão graças pelas coisas que Deus nos fez. Mas minha liberdade não vai prejudicar alguém, pois do contrário não estaria, pelo amor, servindo ao outro. Em algumas vezes terei que renunciar até mesmo algo que considero bom para não escandalizar a outro.

Negar-me a mim mesmo é não me entregar a satisfação de todo e qualquer desejo, uma vez que isso pode prejudicar a outros e até a mim mesmo, como mencionado acima nas obras da carne.

Negar-me a mim mesmo é viver nos frutos do Espírito, para os quais já não há lei.

Negar-me a mim mesmo é cumprir o princípio da justiça. Faço aos outros o que quero que façam a mim.

No entanto, negar-se a si mesmo, não é ser hipócrita, escondendo nossa real natureza e a condenando nos outros, mas sim, conhecer-se a si mesmo como o publicano que se reconhecia pecador e carente do perdão de Deus.

Somente conhecendo a nós mesmos, que somos cheios de imperfeição é que estaremos carregando essa nossa cruz, nossa cruz de defeitos, suportando primeiro a nós mesmos, cientes de nossa pequeneza e em ato de justiça suportando também aos outros.

Se não houver conhecimento de nós mesmos não há como negarmos a nós mesmos.

Conheci minha imperfeição, já não critico a imperfeição do outro.

Conheci que sou carente de Deus assim como todos o são.

Sou conhecedor de minha cruz.
Suporto a minha.
Tenho que levá-la aonde for, sem máscaras.

Satisfaço a meus desejos e minhas necessidades dentro dos frutos do Espírito, com temperança, sem prejudicar a mim ou a meus irmãos.

Renuncio a meus desejos e minhas necessidades toda vez que prejudicam a mim ou a meus irmãos.

Sou livre, mas não sou libertino.
Posso tudo, mas nem tudo me convém.

Essa tênue diferença está em amar como quero ser amado e agir com o outro como quero se ajam comigo.

“Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me." Lucas 9:23

Quero acompanhar Jesus, e vou negar-me a mim mesmo, conhecendo meus defeitos, minha cruz, para tomá-los todos os dias e carregá-los e não escondê-los atrás da hipocrisia.

Não julgarei mais ninguém pois todos tem sua cruz também.

Vou viver a vida em abundância, dando glórias a Deus por tudo que a vida me dá, sendo feliz e alegre, somente tomando cuidado para que na satisfação de meus anseios não prejudique a mim ou a outros, pois quero viver nessa lei do amor, para quais as outras leis não tem mais poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário