quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Todos os caminhos levam a Deus!! - Carta a uma amiga

 

Está é uma verdade muitas vezes ignorada por todos.
Muitas vezes afirmada por todos.

Mas qual é profundidade dessa afirmação??

Vamos analisá-la em sua essência?

"TODOS OS CAMINHOS LEVAM A DEUS".

Embora haja uma grande controvérsia sobre a origem de tudo, em especial da espécie humana, é possível canalizar ambas as teorias principais para um mesmo sentido (para aqueles, logicamente, que crêem em Deus).

Tanto faz a criação como a evolução, em ambos os casos Deus poderia ser a força motriz que originou tudo, seja de uma forma mais "instantânea" (criação), por assim dizer, seja de uma forma "contínua" (evolução).

Nesta linha de pensamento, tendo como fato originador o Ente Divino, ou seja, Deus, podemos deduzir que se "tudo" veio Dele tudo também voltará para Ele.

Embora a ciência esteja avançada há muitas nuances da natureza que parecem ter sido meticulazamente pensada, projetada, etc.
Se você acredita, pelo menos nessa premissa, posso crer que compreende a idéia de que tudo então volta para Deus.

Ou seja, tudo criado por Ele, volta para Ele, no final.
A fonte de vida é originada Nele. O fôlego de vida é dádiva Dele. A energia vital retorna a Ele.

Isto posto, podemos voltar a essência da frase:
"TODOS OS CAMINHOS LEVAM A DEUS".

De fato tudo volta para Deus, logo qualquer caminho nos leva de volta a Deus.

Entendo que uma das maiores dádivas concedidas a Deus por nós, o maior bem, e a maior prova de nossa "imagem e semelhança" com Ele foi o "LIVRE ARBÍTRIO".

Se Deus não nos concedesse esse direito e nos obrigasse a "amá-Lo" e só fazer "Sua vontade" ele teria "criado" seres robotizados. Ou seja, eu sou um cara que cria um robô que faz tudo o que eu mando. Legal. Sem novidades. Sem interação racional. Sem possibilidade de atrito. Sem graça, sem vida, sem possibilidade de um relacionamento verdadeiro.

Ora Deus nos deu o direito de agirmos conforme nossos entendimentos, nossas vontades. E Ele nos ama incondicionalmente e espera que também o amemos - (não como vontade absoluta que não nos dá escolha) - mas como uma escolha consciente. Ele quer um relacionamento real conosco, sem artifícios, sem forçação de barra.

Voltando,
"TODOS OS CAMINHOS LEVAM A DEUS".

Ele é nossa fonte de vida. Embora tenhamos vida, fora Dele não temos vida.
E embora Ele nos tenha dado a direito a escolha, Deu-nos também o fôlego de vida que é algo inerente a Ele. Logo, fora Dele não temos plenitude. Podemos escolher viver "fora Dele", mas seremos incompletos.

Todos os caminhos levam a Deus, embora nem sempre chegaremos lá escolhendo viver Nele, completos Dele, da fonte de vida que é Ele mesmo.

Todos os caminhos nos levam a Deus, embora, ao chegarmos lá, poderemos ter escolhido um caminho antagônico a Ele.
Chegar até Ele é inevitável. Mas teremos o Direito de chegar até Ele, sem ter escolhido por Ele. Poderemos escolher viver fora Dele, embora fora Dele seremos incompletos, pois somente na UNIDADE com Ele é que desfrutaremos da VIDA que supera a morte.

Logo TODOS OS CAMINHOS LEVAM A DEUS de verdade. Cabe agora escolher COMO CHEGAREMOS lá. Em que estado, de que modo, como estaremos NAQUELE DIA, aos nos apresentarmos a Ele.

Guarde esta interrogação consigo. Vou voltar a falar nela novamente.

Certa vez ouvi uma estorinha que ilustra bem um faceta de Deus que quero compartilhar com você. Ela fala sobre o que é fé, o que é confiar em alguém.

Não sei o quanto você acredita que Deus exista, mas eu tenho provas na minha vida de Ele existe. E outra coisa é que Ele é como se fosse nosso Pai. Por isso da mesma forma que existem pessoas que nos passam confiança, em Deus também podemos ter essa mesma segurança. Por isso ter fé em Deus é confiar Nele.

Aprendi que da mesma forma que quando confiamos em alguém temos segurança e paz, Deus também quer que a gente se sinta tranqüilo com Ele.

Ele quer que a gente confie Nele.

Eu sei que Deus mostrou isso para nós. Ele mostrou que nos queria como um Pai quer seus filhos por perto.

Vou dar um exemplo para você, que pode parecer um exemplo bobinho, mas que eu acho que transmite bem a idéia do que estou querendo dizer. Peguei emprestado de Philip Yancey.

Um homem comprou um grande aquário. E nesse aquário colocou muitos peixinhos pequenos. Esse homem gostava muito dos peixinhos e procurou criar um lugar muito agradável para eles. Todos os dias esse homem vinha para lhes dar comida, mas eles, ao verem aquela cara enorme se aproximar do vidro, fugiam e se escondiam em suas tocas.

E passou-se muito tempo.

O homem sempre fazia a manutenção desse grande aquário, retirava os peixes para outros aquários maiores, continuava dando comida sempre na hora certa e, mesmo assim, os peixes ao verem o homem se aproximar do aquário, continuavam fugindo.

O homem ficou muito triste mesmo! Por mais que ele se esforçasse os peixes não entendiam que sua intenção sempre foi cuidar bem dos peixes e dar-lhes o melhor. Nada que ele fizesse mudava o comportamento dos peixes.

Então ele teve uma idéia brilhante! Ele pensou: “Quem poderá convencer esses peixinhos de que sou um bom amigo?” Daí ele concluiu: “Somente um peixe, ou seja, um ser da mesma espécie que eles poderia dizer a eles quem sou”.

E logo esse homem que conhecia tudo de genética fez algo inacreditável.

Ele iria transferir tudo de si para um peixinho. É isso mesmo! Ele iria colocar dentro de um peixinho toda sua essência! E para que os peixes vissem que era algo diferente, a mãe desse peixinho teria que “engravidar” sem nenhum contato com outro peixe.

E assim o grande homem, dono do aquário, transferiu toda sua identidade, inteligência, percepção e essência para um peixinho, tendo ele já escolhido a peixinha que iria ser sua mãe.

O mais interessante de tudo é que o peixinho teria toda a personalidade do grande dono do aquário e embora o grande homem continuasse fora do aquário, o peixinho e ele pensariam nas mesmas coisas, sentiram tudo ao mesmo tempo, pois estavam indivisivelmente ligados. Na essência, eles  eram o mesmo ser em formas diferentes.

E assim nasceu o peixinho. E logo foi notório entre os peixes que algo diferente tinha acontecido. Nem todos sabiam do milagre do nascimento do peixinho, mas logo ele começou a mostrar que era diferente. E ele começou a falar do grande homem dono do aquário. Ele começou a mostrar que aquele grande homem era amigo. Que ele queria o melhor para eles. E fez muitas coisas que provaram que ele era diferente dos demais.

E aquilo que ele queria aconteceu. Os outros peixes acreditaram nele. Começaram a querer também ser amigos do grande homem..

O dono do aquário estava super feliz pois seu “filhinho-peixe” estava mostrando o amor dele por todos os peixinhos do aquário. Certa vez, um amigo desse peixinho especial, disse assim: “Você não pode nos mostrar seu Pai???”.
E o peixinho respondeu: “Estou tanto tempo com vocês e vocês ainda não me conhecem. Quem vê a mim, vê o Pai”. E assim, em todos os seu atos, aquele peixinho especial mostrava, que na essência, era o próprio homem dono do aquário.

Então, sei que é um exemplo bobo, mas ilustra bem como Deus queria mostrar para nós o quanto ele nos ama. Muitas vezes os homens na história da humanidade não entendiam quem era Deus. Até que Ele resolveu mandar seu próprio filho para mostrar para gente que é Ele.

Sabe, Jesus é como se fosse o próprio Deus que tomou o formato de homem para nos ensinar qual era o caráter de Deus.
Deus queria que todo mundo soubesse quem Ele era. Para isso Ele mandou seu próprio Filho para nos ensinar.

Por isso, ter fé em Deus é a mesma coisa que confiar Nele.

Confiar e ter fé em Deus é saber que Ele é nosso Pai.
E mais do que isso, é confiar de que Ele nos ama e quer que um dia vamos morar com Ele.

Mas uma coisa Deus não faz. Deus não obriga ninguém.
Se Ele obrigasse seria o mesmo que um ditador.
Um ditador não importa se as pessoas amam ou não ele. Ele obriga todo mundo obedecê-lo (vide o ditador da Coréia do Norte).

Deus não quer que ninguém faça nada obrigado. Deus quer que a gente confie Nele e o ame, de livre e espontânea vontade.

Jesus quando esteve aqui na terra, sua principal missão era nos ensinar quem era Deus. Ensinar que Deus nos ama e nos convida para sermos seus amigos.

Jesus, representando Deus aqui na terra, nos ensinou algumas coisas a fazer. Ele nos ensinou como agir para sermos boas pessoas. Tudo que Ele nos ensinou era para que nos tornássemos pessoas dignas e honestas.

Fim da estorinha.

Olhe o que Jesus nos disse quando esteve aqui na Terra conosco (isto está na Bíblia, daqueles que foram testemunhas oculares da vida e palavras de Cristo).

Evangelho de João capítulo 14:
6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
7 Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.
8 Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
9 Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.
11 Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.
12 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.
13 E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
14 Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
15 Se me amais, guardai os meus mandamentos.
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
19 Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

João 15
1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
2 Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
3 Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
4 Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
6 Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
8 Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.
9 Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.
10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
11 Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.
12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
14 Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
15 Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.
16 Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
17 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.
18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.
19 Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.
20 Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.
21 Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.
22 Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado.
23 Aquele que me odeia, odeia também a meu Pai.
24 Se eu entre eles não fizesse tais obras, quais nenhum outro tem feito, não teriam pecado; mas agora, viram-nas e me odiaram a mim e a meu Pai.
25 Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa.
26 Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.
27 E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio

João 16
25 Disse-vos isto por parábolas; chega, porém, a hora em que não vos falarei mais por parábolas, mas abertamente vos falarei acerca do Pai.
26 Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que eu rogarei por vós ao Pai;
27 Pois o mesmo Pai vos ama, visto como vós me amastes, e crestes que saí de Deus.
28 Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai.
29 Disseram-lhe os seus discípulos: Eis que agora falas abertamente, e não dizes parábola alguma.
30 Agora conhecemos que sabes tudo, e não precisas de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus.
31 Respondeu-lhes Jesus: Credes agora?
32 Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo.
33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, EU VENCI O MUNDO.

Sentiu essas palavras de Jesus??
Ele foi contundente!!
Vou "recortar" algumas frases dele fortes e que não nos deixam muito alternativas. Veja:

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."

"Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras."

"E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei."

"Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem."

"Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que eu rogarei por vós ao Pai;"

Forte não???
"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."

Ou seja, TODOS OS CAMINHOS NOS LEVAM A DEUS, mas somente em Cristo chegaremos lá SALVOS.
Somente em Cristo chegaremos lá em UNIDADE com Deus.
Somente em Jesus chegaremos lá unidos com Deus para sermos um com Ele.

Em suma essa era a mensagem que eu queria compartilhar com você.
Medite nisso!!

TODOS OS CAMINHOS LEVAM A DEUS - Mas somente em Cristo (foi essa a alternativa que Deus nos deixou) - chegaremos lá SALVOS para desfrutar a essência da VIDA com o próprio Deus!

O texto abaixo fala da profecia escrita 700 anos antes de Jesus Cristo que iria mostrar o carater do plano de Deus para nos ter para SI.

Gosto de compartilhar aquilo que julgo importante.

E dentre as coisas que considero importante, a maior delas, é o ato unilateral de Deus para conosco em nos dar seu Filho Unigênito para que todos quantos Nele creiamos tenhamos a vida eterna em dom.
Sim, acredito de coração que Deus nos enviou seu Filho para nos resgatar de nossa natureza falha e errante, nos agregando junto de Si.
Como gosto de resumir:
         “Cristo sendo Filho de Deus, sofreu por nossos pecados como se Ele fosse o pecador, para que nós como pecadores que somos possamos receber o tratamento como Filhos”. Ou seja, Jesus Cristo pagou por nossos pecados, para que através Dele fossemos redimidos.

Por isso selecionei o texto abaixo que mostra, ao meu ver, uma das mais belas ligações entre um escrito sagrado e a realidade ocorrida.

Leia e reflita sobre isso:Quem é Jesus Cristo para você?

Sem dúvidas o capítulo 53 do livro do profeta Isaías descreve uma das mais lindas passagens bíblicas, onde o autor descreve a crucificação de Cristo bem como seu estado físico ante este ato de forma quase (senão integral) que poética.

Se você não conhece os livros bíblicos e está lendo este texto pela primeira vez, é normal que você pense que este texto trata-se de uma narração histórica, ou seja, que este texto foi escrito após a crucificação de Jesus onde o autor presenciou a cena ou reuniu pesquisas para escrever esta história.

Mas a narração de Isaías trata-se de uma profecia anunciada ao povo entre os anos de 740 a.C. e 681 a.C. que é o período em que o profeta deve ter vivido.

E o que é uma profecia?
A resposta parece ser de conhecimento universal, mas ninguém é obrigado a possuir este conhecimento.
O termo profecia é descrito como:

“... um relato, muitas vezes com conotação religiosa, no qual se prevê acontecimentos futuros. A previsão profética pode surgir por visões, sonhos ou até mesmo encontros com um ser sobrenatural, sendo muitas vezes considerados como mensagens divinas. Aqueles que obtêm as revelações são, muitas vezes, chamados de profetas.”

As revelações de Deus passadas ao profeta Isaías mostram todo o sofrimento do Messias que viria ao mundo com a missão de morrer em uma cruz, como o pior dos homens, para pagar pelos pecados da humanidade.
Este homem se tornaria a “ponte” que liga o homem a Deus, a porta que leva o pecador ao Santíssimo Lugar.
E nisto é constituída a vitória de Cristo (ver versículo 11).

Ao contrário do que muitos possam imaginar, Cristo não veio ao mundo apenas porque Deus o mandou.
Os atos do Salvador demonstram o sublime estado de uma pessoa transbordante de amor (ver versículo 12).

Afinal Cristo apoiou seu Pai desde a criação (ver João 1.1-4).
Apesar de Jesus ter “tomado a cena” apenas nas descrições contidas no Novo Testamento (lembrando: Isaías descreve uma profecia que relatava a vinda de um Messias, neste período Jesus não era conhecido) o Filho de Deus sempre esteve ao lado do Pai.

O texto que segue abaixo trata-se da tradução de João Ferreira de Almeida na versão “A Linguagem de Hoje”. Esta versão é distribuída pela Sociedade Bíblica do Brasil.

Isaías 53
1   O povo diz: “Quem poderia crer naquilo que acabamos de ouvir? Quem diria que o SENHOR estava agindo?
2   Pois o SENHOR quis que o seu servo aparecesse como uma plantinha que brota e vai crescendo em terra seca. Ele não era bonito nem simpático, nem tinha nenhuma beleza que chamasse a nossa atenção ou que nos agradasse.
3   Ele foi rejeitado e desprezado por todos; ele suportou dores e sofrimentos sem fim. Era como alguém que não queremos ver; nós nem mesmo olhávamos para ele e o desprezávamos.
4   “No entanto, era o nosso sofrimento que ele estava carregando, era a nossa dor que ele estava suportando. E nós pensávamos que era por causa das suas próprias culpas que Deus o estava castigando, que Deus o estava maltratando e ferindo.
5   Porém ele estava sofrendo por causa dos nossos pecados, estava sendo castigado por causa das nossas maldades. Nós somos curados pelo castigo que ele sofreu, somos sarados pelos ferimentos que ele recebeu.
6   Todos nós éramos como ovelhas que se haviam perdido; cada um de nós seguia o seu próprio caminho. Mas o SENHOR castigou o seu servo; fez com que ele sofresse o castigo que nós merecíamos.
7   “Ele foi maltratado, mas agüentou tudo humildemente e não disse uma só palavra. Ficou calado como um cordeiro que vai ser morto, como uma ovelha quando cortam a sua lã.
8   Foi preso, condenado e levado para ser morto, e ninguém se importou com o que ia acontecer com ele. Ele foi expulso do mundo dos vivos, foi morto por causa dos pecados do nosso povo.
9   Foi sepultado ao lado de criminosos, foi enterrado com os ricos, embora nunca tivesse cometido crime nenhum, nem tivesse dito uma só mentira.”
10   O SENHOR Deus diz: “Eu quis maltratá-lo, quis fazê-lo sofrer. Ele ofereceu a sua vida como sacrifício para tirar pecados e por isso terá uma vida longa e verá os seus descendentes. Ele fará com que o meu plano dê certo.
11   Depois de tanto sofrimento, ele será feliz; por causa da sua dedicação, ele ficará completamente satisfeito. O meu servo não tem pecado, mas ele sofrerá o castigo que muitos merecem, e assim os pecados deles serão perdoados.
12   Por isso, eu lhe darei um lugar de honra; ele receberá a sua recompensa junto com os grandes e os poderosos. Pois ele deu a sua própria vida e foi tratado como se fosse um criminoso. Ele levou a culpa dos pecados de muitos e orou pedindo que eles fossem perdoados.”

Finalizando:

Muitas pessoas já decidiram em seu coração não crer em Deus, por exemplo. Daí somente o tempo e misericórdia de Deus podem ensinar a pessoa a crer.

Por outro lado, existem as dúvidas de fato! E saiba que essas todos temos. Uns mais do que outros. Uns num tempo, outros em outro tempo, mas certo é que todos, em algum momento sofremos das mais variadas dúvidas, principalmente no campo da fé.

Também já passei bastante por isso, mas fui levado a crer. Acho que o problema começa justamente naquilo que nos ensinaram sobre Deus. Fazem do Senhor como aquele ser rigorosíssimo, que fica de "butuca" esperando a gente pecar para nos mandar pro inferno. Aquele "fiscal" que está pronto para nos taxar e nos condenar. E daí, a partir dessa crença, nos fazem ver a vida como uma grande cilada, onde tem "alguém" pronto para nos ver cair. Nos passaram uma crença de que Deus é um sádico que impõe metas impossíveis de ser cumpridas e que sente prazer em nos condenar quando não alcançamos esses objetivos.

Daí deduzo que muita gente se afasta de Deus por uma imagem distorcida que nos passaram Dele.

Aí eu penso que devemos, primeiro, aprender com alguém de confiança qual é o verdadeiro carater de Deus, isto é, como Ele é de fato. Muitas vezes chega um amigo da gente e fala assim: "Você conhece fulano, ele é assim, assado, etc". E perguntamos: "Você conhece fulano?" - E nosso amigo responde: "Ah, não, só ouvi falar". Pergunto, essa pessoa mereça confiança? Poderemos julgar o tal fulano, pelas palavras de alguém que não o conhece de fato? Acho que não! Mas se chegar alguém e nos disser: "Olha eu conheço tal homem e ele é assim, assim, desse jeito...". Daí poderemos acreditar, porque esse alguém conhece tal homem.

Por isso acho que o primeiro passo é saber de Deus por alguém que O conhece de verdade!

Ao invés de partimos do inicio vamos começar procurando alguém que conheça a Deus de fato e possa falar Dele com verdades.
Alguém que possa nos dizer como é Deus e qual sua natureza.

Embora muitos já conheçam a Deus, tem alguém que viveu com Ele para além daquilo que conhecemos por tempo. Tem alguém que sempre esteve junto Dele e partilhou com Ele de tudo aquilo que chamamos de realidade. E por isso que quando penso em alguém para me contar sobre como é Deus, penso em Jesus.

Jesus veio nos ensinar quem é Deus. Assim, tudo aquilo que não se enquadra na forma como Jesus nos contou acerca de Deus, devemos descartar.

Por isso creio que o primeiro passo seu é buscar conhecer Deus através das palavras de Jesus. É lendo os evangelhos que você aprenderá a entender Quem é Deus.
Posso compartilhar com você aquilo que vivencei nessa minha caminhada. Jesus diz que veio trazer a nós, a todos nós, a toda humanidade, uma Boa Notícia, uma Boa Nova. Por isso a palavra "Evangelho" significa Boa Nova, ou seja, uma novidade boa para todos.

Jesus, quando começa a pregar, começa dizendo que veio para cumprir uma palavra muito antiga que Deus havia deixado a seu povo:

"O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me para curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor".

Jesus lê essa passagem das Escrituras, cumprindo-a naquele momento, pois o texto falava Dele mesmo! Assim, Deus através de Jesus, estava chegando para curara os quebrantados de coração, trazer liberdade, vista aos cegos, libertar os oprimidos e dizer que estava se iniciando o tempo aceitável de Deus!

Jesus estava dizendo que sua vinda até nós era um plano de Deus para libertar a todos e religar o homem à sua fonte de vida.

Por isso sua caminhada pode ser muito bonita!
Não deixe que outros lhe contem que é Deus, mas busque você um encontro com Ele. Jesus nos disse que o Pai nos ama.
Sim, Jesus nos disse que o Pai nos ama.
Eu oro a Deus e peço a você que busque nos Evangelhos entender, através das Palavras de Jesus, quem é Deus de fato.

Jesus nos disse que Deus no ama. E para mostrar isso, uma das coisas que Ele nos conta é a parábola do Filho pródigo. Pródigo quer dizer esbanjador. Então é a parábola (estória) do filho esbanjador. É aquele que pediu toda a herança para seu pai e saiu para viver sua vida do jeito que lhe vinha a cabeça. O pai deixou. E o filho foi. Note que o rapaz gastou toda sua fortuna, fez tudo que achava que tinha que fazer e depois arcou com as consequências de seus atos. Por isso, uma lição que aprendemos dessa estória é que tudo que fazemos gera consequências. E isso é normal. Faz parte da vida. Só que o rapaz se viu em miséria. Se viu em apuros. Arrependeu-se de sua "burrada", chegou a passar fome, comer com porcos, e resolver voltar.

Vamos parar por aqui. Da maneira como muitos nos passaram Deus, dá a impressão que a reação de Deus deveria ser esta:
"Olha, vc não errou? Agora se vira. Eu bem que avisei para você não ir" ou "Está vendo? Bem feito! Agora só lhe espera o castigo por seus atos" ou "Bem vc pode até estar arrependido, mas aqui você não entra mais" ou "Eu bem sabia que você se daria mau, agora receba a punição" ou "Você sabia da verdade e mesmo assim se aventurou, o problema agora é seu"
"Não me importa o quanto você sofreu, você quis assim"....

E assim por diante. Não é isso que muita gente "pinta" a respeito de Deus?

Mas Jesus nos ensina qual é a reação do pai. A reação de um Pai que ama de fato:

O pai nem bem esperou o filho pedir perdão, mas já foi abraçando e beijando o filho, mandou fazer festa e tudo mais!

Essa estória foi para nos ensinar como é Deus para conosco também. Compreende isso?

Temos nos evangelhos muitas outras palavras que Jesus nos deixou para nos dizer quem é Deus!

Ele fez questão de nos ensinar que o Pai nos quer para si. Deus não quer que sejamos para sempre escravos do pecado, oprimidos pelo demônio e suas artes.

Jesus disse que o Espírito do Senhor estava sobre Ele para anunciar um ano de graça do Senhor.

Graça é um presente!
Graça é um presente sem termos merecimento!
Graça é uma dávida que recebemos sem que tenhamos feito nada por isso!
Por esse motivo que é chamada Graça.

E a graça é essa:

Jesus sendo Filho, sofreu como se fosse um pecador, para que nós como pecadores sejamos recebidos como Filhos!

Este é o presente de Deus para nós. Jesus Cristo veio até nós para dizer quem de fato era Deus, para nos libertar das garras do diabo e para nos dar a graça de sermos chamados filhos de Deus.

Veja nos Evangelhos quando Jesus fala do amor de Deus por nós. E Jesus veio para nos ensinar a buscar sermos semelhantes ao Pai, semelhantes a Ele. Ele viveu sua vida na terra até as últimas consequências. As últimas consequências do amor!!

Certa vez Ele disse que ninguém tem maior amor do aque aquele que dá a vida por seus irmãos. E Ele fez justamente isso. Deu a vida Dele por todos nós. Nos amou até o fim.

E é isso que Ele espera de nós. Que nos amemos uns aos outros como Ele nos amou.
Sabe qual é a marca de que somos seguidores de Jesus? É o amor que tivermos uns pelos outros. É isso que nos torna semelhantes a Ele, semelhantes ao Pai.

Tenha essa certeza em sua vida: É isso que Deus espera de nós, que nos amemos de verdade!

Além disso Jesus veio nos ensinar como fazer, nesta pequena vida, pequena passagem que temos na Terra, como podemos ser felizes. Sim, Ele veio nos ensinar quais passos devemos buscar seguir para alcançar uma felicidade aqui e a vida eterna, um dia no céu.

Saiba que nossa vida aqui é uma pequena passagem. Muitos e muitos ainda são escravos das forças do mal e com isso não tem vida.

Jesus veio nos ensinar e nos libertar das garras das forças do mal.

Éramos escravos do mal! Éramos refém de uma natureza inclinada as coisas do mal. Éramos induzidos por um mal que quer envolver a criação!

Mas Jesus Cristo veio como um Vitorioso para nos trazer a liberdade. Liberdade de Filhos de Deus! E nos deixou uma promessa bonita: Que se créssemos Nele e buscássemos ouvir suas palavras, um dia deixaríamos nossa natureza falha, errante, para estar junto de Deus, em plenitude! Deixaremos nossos corpos sujeitos a corrupção para recebermos corpos celestes, glorificados!

Assim esse é o convite do Evangelho. Essa é a boa nova! Chega de escravidão, o Senhor veio nos trazer a liberdade de vivermos como Filhos! Só para essa vida? Não, de forma alguma! Mas para a vida Eterna com Ele nos céus.

Esta vida aqui na terra é cheia de imprevistos. O homem está acabando com a natureza e o que vemos acontecendo no mundo é resultado dos atos dos próprios homens. O adversário de Deus não quer que ouçamos as palavras de Jesus. O adversário de Deus não quer que nos acheguemos a Deus como Filhos. O inimigo da raça humana nos quer longe da fonte de vida que é Deus e para isso ele usa todas as armas sujas que tem.

Mas o Evangelho de Jesus é a voz que grita alto: "Todos que ouvem, saibam, Deus os espera de braços abertos como um Pai".

É isso que a estória do filho pródigo nos ensina: Deus está de braços abertos nos esperando.

Ele quer que vivamos, livres dos laços demoníacos que a todos prendem. Livres das artimanhas malignas. Por isso Deus nos enviou Jesus Cristo, para nos ensinar como nos livrar das garras do adversário.

E quando Jesus Cristo se entregou na cruz, resgatou para Deus a todos nós. Resgatou a todos quanto quisessem se achegar a Deus! Nos deu esse direito.

Sim, Jesus Cristo nos deu esse direito. E isso ninguém pode nos tirar. Temos o direito de nos achegar no colo de Deus como filhos amados!

Perceba os ensinamentos de Jesus! Perceba o amor de Jesus Cristo, a ternura dele principalmente para com o pecador.

Jesus nunca lançou fora ninguém. Ele criticou os fariseus e doutores da lei que se achavam melhores do que os outros. Ele criticou esses homens porque eles se preocupavam com aparências, quando o importante era aquilo que estava no coração.

Veja Jesus Cristo veio nos ensinar o que é importante de fato. O que importa mesmo para Deus. Ele nos disse que o Pai irá cuidar de nós. Não para que não soframos aqui na Terra, mas Deus cuidará de nós para que nosso coração seja guardado para aquele dia estarmos unidos a Ele na Glória dos Céus.

É óbvio que aqui na Terra teremos sofrimentos! Isso faz parte, ainda, desse mundo que estamos. Por isso Jesus disse: "Neste mundo terei aflições, mas tenho coragem, eu venci o mundo".

Assim é claro que neste mundo ainda a injustiça irá reinar. Ainda neste mundo veremos muitas tristezas, muitos dificuldades, mas a mensagem de esperança e força é para que tenhamos bom ânimo pois o Senhor Jesus venceu o mundo. E a promessa é essa: de que venceremos também.

Em nenhum momento o Senhor nos disse que não teríamos dificuldade, mas deixou claro que em tudo estaría nos guardando. E esse "guardando" se referia a nosso coração que mesmo em meio a todas as coisas, nosso coração ficaria guardado para um dia reinarmos com Deus.

Por isso Paulo, na carta aos Romanos, diz que "nada pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus Nosso Senhor".

Entende isso?

Não quer dizer que não há coisas duras aqui na terra. Há sim! Há muita injustiça, desigualdade, maldade, forças da natureza descontroladas. Isso faz parte desse mundo. Por isso Paulo nos garante que nem tribulação, nem a angústia, nem a perseguição, nem a fome, nem a nudez, ou perigo, ou espada, NADA pode nos separar do amor de Deus!

Se Deus nos deixou escrito isso, significa que mesmo sendo cristãos, estamos sujeitos (ou seja, pode acontecer) a tudo isso.

"Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia:fomos reputados como ovelhas para o matadouro.
Mas em todas essas coisas somos mais do que vencedores por aquele que nos amou.
Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus , nosso Senhor"

Compreende essas coisas?

Foi Jesus quem nos deu essa garantia, de que somos filhos de Deus e amados Dele. E isso NINGUÉM poderá nos tirar.

Esse é o presente de Deus para você. A GARANTIA de sermos filhos amados Dele. E que, através de Jesus Cristo, ninguém está mais obrigado a ser escravo das forças malignas. Que somos convidados de honra para a festa nos céus!

Assim o livre arbítrio é seu sim. Deus não lhe obrigará nunca a aceitar o convite de retornar aos braços Dele, mas Ele quer muito que você aceite esse convite de viver com Ele, de ser livre das garras do maligno. E sabe porquê?

Porque somos feitos a imagem e semelhança de Deus. E o adversário odeia isso. Ele odeia a Deus, e quer, se possível fosse, que todos os filhos de Deus também fiquem presos com ele.

Por isso ele luta tanto para nos confundir. Mas Jesus nos deu tudo de graça. Ele nos gratificou com o convite de participar da festa do reino.

O convite é seu. Você já aceitou esse convite?

E é só isso?

Não! Deus quer que você sejamos pessoas de verdade aqui na Terra.
Quer que você sejamos inteiros, completos.
Por isso Deus mandou Jesus nos ensinar como devemos viver. Volto a dizer, leia os evangelhos para ir compreendendo o que Deus espera de nós.

Agora a pergunta:

Isso é fácil?

Não! Definitavamente não!

É impossível?

Não! Definitavamente não!

Contudo se seu desejo for de se aconchegar nos braços do Pai, saiba que Deus está lhe esperando sim.

Saiba que Deus lhe ama muito.
Saiba que Ele lhe dará forças para seguir, para avançar, para vencer. E Jesus Cristo nos deixou escrito que estaria conosco até o fim dos tempos.

Por isso acredite apenas e siga em frente!

As dúvidas? Sempre existirão. Fazem parte de nossa natureza. Mas siga em frente. Confie no carater de Jesus Cristo.

Uma vez Felipe pediu: "Senhor mostra-nos o Pai e isso nos basta". Jesus lhe disse: "Felipe estou TANTO tempo convosco e ainda não me conheces? Quem vê a mim, vê ao Pai".

Ou seja, Jesus próprio era o próprio Senhor Deus que se fazia presente.

Assim não precisa crer em tudo, certo?

Creia em Jesus Cristo e naquilo que Ele nos disse: Que Ele nos ama e morreu por nós, para nos dar a vida eterna em dom. Que Ele nos resgataria para junto de Deus. Que Nele não seríamos mais reféns do adversário.

Creia nisso.

Creia nas palavras do Senhor Jesus e tudo mais Deus lhe acrescentará.

Reflita sobre essas palavras.
Não uma vez mas muitas vezes.
É meu desejo sincero para sua vida!!!!
Que você tenha um encontro com a fonte da vida que é Cristo e que, ao chegar até Deus, tenha vida eterna em plenitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário