quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Parábola dos filhos pródigos dos dias de hoje



Um homem tinha dois filhos. O mais jovem disse ao pai: "Pai, dá-me a parte da herança que me cabe." E o pai dividiu os bens entre eles. Poucos dias depois, ajuntando todos os seus haveres, o filho mais jovem partiu para uma região longínqua a ali dissipou sua herança numa vida devassa. E gastou tudo. Sobreveio àquela região uma grande fome, e ele começou a passar privações. Foi, então, empregar-se com um dos homens daquela região, que o mandou para seus campos cuidar dos porcos. Ele queria matar a fome com as bolotas (cascas) que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava. E caindo em si, disse: "Quantos servos de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome! Vou-me embora, procurar o meu pai e
dizer-lhe: Pai, pequei contra o céu e contra ti; já não sou mais digno de ser chamado teu filho. Trata-me como um dos teus empregados.

E partiu...

No entanto, durante o caminho encontrou um andante que passeava pelo mundo afora. O andante o vendo todo sujo lhe perguntou: "você também é um andarilho?" E o moço respondeu que sim, e contou toda sua história para o andante.

O andante olhou bem o moço nos olhos e disse: "Você fez o que fez e ainda quer voltar para a casa do seu Pai?? Você gastou tudo o que tinha, já recebeu sua parte na herança, moeu tudo como bem entendeu, usou com coisas imundas como prostituição e bebedeira e agora que as coisas ficaram ruins para você, você diz que vai voltar para a casa do papai?? Há, há, há, só mesmo um idiota acreditaria que seu pai vai lhe receber!"

E o andante seguiu dizendo:

"Escute o que eu estou lhe dizendo. Você será mais humilhado lá na casa de seu pai, afinal você já perdeu seus direitos. Esqueça esse negócio de voltar. Faça o que eu vou lhe dizer: para nós, que ficamos andarilhos e pobres, só nos resta fazer qualquer coisa para gozar a vida. Esquece sua antiga casa. O mundo agora é sua casa. Se for necessário a gente rouba e mata para viver, mas ninguém vai nos humilhar..."

O moço ficou pensativo. O que o andante havia lhe dito era verdade, afinal ele tinha gastado tudo de sua herança. Mesmo assim o moço queria uma segunda opinião.

O andante lhe falou: "Quer ver? vamos ali na casa daquele doutor da lei.
Ele conhece a lei a justiça".

E os dois foram até a casa do doutor da lei. O dono da casa recebeu eles na rua, pois ambos estavam sujos. E contaram a história. O Doutor da Lei, consultou seus livros, suas leis e concluiu: "É, de fato você pode até voltar, mas não tem mais direito algum. Aliás será um milagre se seu pai lhe receber. É capaz que mande lhe prender!".

O andamente saiu sorrindo e dizendo ao moço: "Está vendo, não adianta mais voltar. Esqueça que você já fez parte daquela família. Viva comigo aqui no mundo, pois agora o mundo é nosso. Vamos buscar nossos prazeres custe o que custar, pois não precisamos do amor de ninguém".

Pergunto a todos: Não é isso que muitos cristãos estão passando?? Ao invés de voltarem para casa do Pai e se humilharem, dão ouvidos ao andante
(maligno) e aos doutores da lei que entendem de justiça, mas não compreendem a misericórdia.

Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário