quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O que eu acho que Paulo falaria os irmãos da CCB - Congregação Cristã no Brasil


Supondo que Paulo estivesse vivo hoje, entre nós, acho que esse texto abaixo é o que ele diria a todos nós da Congregação Cristã

Prezados Irmão em Cristo,

A Paz de Deus que excede nossa compreensão seja em nossas vidas.
Irmãos tenho ficado triste com algumas notícias que tem ouvido sobre vocês. Lembro-me como no princípio a fé de vocês era saudável e era motivo de grande alegria para mim, apregoador do evangelho de Cristo.

No entanto, alguma coisa não está bem, pois tenho ouvido coisas a respeito do que tem ocorrido entre vocês e fiquei muito preocupado.

A pregação da essência do evangelho tem sido sempre minha maior preocupação. Em todas minhas cartas tenho falado sobre esse assunto, principalmente nas cartas que mandei aos nossos irmãos Gálatas, Colossenses e Romanos. E qual é a essência do evangelho ?

Que todos pecamos e somos necessitados da Graça de Deus.
Que ninguém por si mesmo, através de suas obras ou observância da lei, se torna digno de herdar os céus.
Que Jesus Cristo, o Filho de Deus, se entregou no madeiro da cruz em sacrifício como se fosse pecador, para que nós como pecadores fóssemos tratados como filhos.
E que todos quanto crêssem em Cristo obteriam salvação e o perdão de seus pecados.

Ora, a salvação vem através da fé em Cristo e não através de obras para que ninguém se orgulhe de si mesmo, como disse a nossos irmãos Efésios. Pelo contrário, ciente de nossas falhas, olhamos para Jesus Cristo e confiamos Nele para nossa salvação.
Ora se a salvação viesse pela observância da Lei ou de mandamentos, Cristo teria morrido em vão.

De fato sabemos que aquele que erra em um ponto da Lei já está em pecado e como todos nós, de alguma forma sempre erramos ou falhamos, logo todos estávamos debaixo do peso do pecado.

Então, como a própria escritura diz, que não há um justo sequer e que todos estávamos debaixo do peso da injustiça.

Assim, por mais que o homem se esforçasse sempre estaria preso a Lei do pecado, e por suas próprias forças ou dignidade não conseguiria obter a salvação.

Assim Jesus Cristo ao morrer no madeiro da cruz sepultou com Ele o peso do pecado que nos oprimia e escravizava e ao ressurgir deu a todos aqueles que Nele cressem o favor sem merecimento (chamado de Graça) de nos tornarmos Filhos de Deus.

Logo é pela fé em Cristo que somos salvos. Por sua justiça é que somos justificados perante Deus.

Meus irmãos, não se deixem enganar : a salvação não pode ser obtida através de nossos próprios méritos, de nossas próprias justiças, através de nossos próprios merecimentos.

É a fé em Jesus Cristo a nossa justificação. E a alegria da fé, a gratidão para com Deus, gerará em nós as obras do Espírito Santo de Deus, para qual já não há lei humana.

Mas do que estava falando nosso irmão Tiago ao afirmar que  a fé sem obras é morta ?

Justamente das obras produzidas pela Graça de Deus em nós, ou seja, os frutos do Espírito.

Digo isso porque sei qual era a preocupação de nosso irmão Tiago ao falar das obras e da fé.

Por que muitos oportunistas, tentando anular o poder da salvação de Deus em nós e seus frutos, falam que pregamos que pode se andar de qualquer maneira, e basta ter fé em Cristo que está tudo bem.
De modo algum é isso que temos afirmado. Vejam pois :

Ouvimos a pregação do evangelho, ou seja, da boa nova, que Cristo nos trouxe a salvação para todo aquele que Nele crê, nos tirando do peso e escravidão do pecado.
Após ouvirmos isso, ficamos cientes de que através da Lei ou de observar preceitos não temos condições de herdar os céus;
Então confessamos com nossas bocas que Cristo é o escolhido de Deus e Senhor de todas as coisas.
Ao confessarmos nos tornamos amigos de Cristo e herdeiros dos céus e recebemos o Espírito Santo de Deus.
E o Espírito Santo de Deus gera em nós seus frutos.

Ou seja, as obras do Espírito são consequência de crermos em Cristo como nosso Salvador, Senhor e principalmente Amigo.
E ao vivermos na alegria e liberdade do amor, nossa gratidão a Deus, através de seu Espírito Santo, produzirá em nós os  frutos do amor e esses frutos que Deus quer colher.

Assim confessamos que a salvação vem através da Fé em Cristo e que essa Fé produz em nós os frutos do amor.
E são justamente os frutos do amor que mostram para os outros que somos discípulos de Cristo. Não foi exatamente isso que nosso Senhor nos disse : "E nisto conhecereis meus discípulos : no amor que tiverem um pelos outros". Essa é a Luz que deve brilhar ao mundo e o Sal que deve dar sabor.
Esse é o caminho estreito, pois perdoar ofensas, suportar afrontas e humilhações, dar atenção aos mais fracos e ignorantes, deixarmos nosso egoismo em favor do outro, ajudar quando necessário, orar por inimigos declarados, abençoar quem nos amaldiçoa, e esperar confiando no Pai, todas essas coisas são difícies e são poucos os que se esforçam para fazê-las.
Muitos preferem o caminho largo do egoísmo e da maldade.
Ao crermos em Cristo somos chamados a ser nova criatura e ao exemplo dele buscar os frutos do amor.

É exatamente por isso que Tiago diz que a fé sem obras é morta, e ele exemplifica dizendo que não adianta mandar uma pessoa se esquentar e seguir em paz se não lhe damos nem comida nem abrigo. Ou seja, fazer isso seria uma demonstração que nossa fé estaria enferma, e não de acordo com as palavras de nosso Senhor, pois o conhecimento de Cristo nos faz produzir os frutos do amor.

Concluindo a salvação vem através da Fé em Cristo e isso é atribuído a nós como justiça. E a consequência dessa fé são os frutos do amor.

Quando escrevi aos nossos irmãos Gálatas era porque eles estavam caindo da Graça e querendo voltar aos preceitos da Lei e ordenanças de homens.
Ora vejam lá naquela carta eu disse que quando recebemos a fé, recebemos através de ouvir o evangelho, a boa nova, e não por obsevar a Lei. E por que escrevi aquilo exatamente ? Vejam só o que estava acontecendo :
Pela Lei, os homens para serem aceitos por Deus tinham que se circuncidar (operação da fimose, digamos assim).
Pela Lei, os homens tinham que lavar as mãos antes de comer, pois senão ficariam impuros.
Pela Lei, os homens tinham de guardar o Sábado.
Pela Lei, os homens não podiam comer alguns alimentos.
Pela Lei, os homens tinham que doar dez por cento de suas rendas ao templo.
Pela Lei, os homens tinham que observar certas festas durante o ano.
Pela Lei, enfim, pela Lei haviam centenas de preceitos a serem seguidos e outras centenas de proibições.
Como sabiamente disse nosso irmão Pedro :
"Porque impor aos novos irmãos um fardo que nem nós, nem nossos pais puderam suportar ?".
O problema é que os alguns homens, crendo que estavam fazendo a coisa certa, chegaram nos nossos irmãos Gálatas e disseram o seguinte : "Olha se vocês não seguirem os preceitos da lei não poderão ser salvos".
O que eles estavam querendo dizer, as vezes, até mesmo sem saber ? Que a fé em Cristo não era suficiente para a Salvação.
Por isso tive que escrever aquela carta dura. Escrevi dizendo que a salvação vem pela fé em Cristo e não por observância de preceitos de homens, nem da Lei. Por que muitos de nossos irmãos, tendo recebido a fé em Cristo, quiseram retornar a obedecer os preceitos da Lei, pensando : "Ah, se eu não fizer isso não poderei ser salvo, ah se eu tocar naquilo não poderei ser salvo, se eu não me circundar não poderei entrar no céu..."
Foi nesse ponto que fui bastante severo com eles e disse : Vocês começaram no espírito e agora querem terminar na carne. Por isso falei também que aqueles que quizessem observar a Lei estavam decaindo da Graça de Cristo e, por consequência,  tinham que observar toda Lei, ou seja, todas as centenas de preceitos e proibições.
Fui firme para que eles percebessem a gravidade dos que estavam fazendo. Cristo nos chamou para liberdade e não para sermos escravos de preceitos.
Como escrevi para nossos irmãos Colossenses : "Porque vocês ainda se sujeitam as homens e ordenanças como : não prove isto, não toque naquilo” e noutra parte “Que ninguém julgue vocês por causa de Sábados, comidas ou bedidas, pois todas essas coisas são terrenas e não podem dar a salvação. A realidade é Cristo”.
Como mencionei naquela carta, quando alguém procura se abster de certas coisas, guardar algum dia em especial, não comer isso ou aquilo dá a impressão de ser alguém santo. Ora qualquer um pode fazer essas coisas sem no entanto habitar nele a santidade de Deus. São apenas preceitos. E no fim quem pratica esse tipo de coisa acaba achando que é melhor do que os outros. Assim esses preceitos só servem para deixar a pessoa orgulhosa achando-se superiora aos demais irmãos.

Então pergunto irmãos : é errado se abster de alguma coisa para agradar a Deus ?
Não, qualquer um pode fazer isso. O errado é fazer e querer impor isso aos outros.

Como falei a nosso irmãos Romanos : uns não comem carne e fazem isso querendo agradar a Deus, já outros comem carne e dão glórias a Deus por isso.
Aquele que come não critique o que não come e quem não come não critique aquele que come carne.

Cada um tem uma porção de fé e deve tê-la somente entre ele e Deus e não impor isso aos outros. Ou seja, cada um faça segundo sua fé e não julgue aquele que faz diferente.

E por que falo disso nesta carta ? Pois muitos de nossos irmãos na CCB tem uma fé enferma.
E o que seria essa fé enferma ?
É por que estão voltando aos preceitos de homens. Por exemplo :
-          alguns de vocês afirmam que a mulher não pode depilar-se pois isso é desagradável a Deus.
-          outros afirmam que certos alimentos ou bebidas não podem ser consumidos, pois do contrário a pessoa iria para o infeno.

E como nosso irmão Pedro falou, alguns interpretam mal algumas de minhas cartas e torcem minhas palavras. Proibem nossas irmãs de várias práticas, até de higiene pessoal, dizendo que se fizerem isso ou aquilo não poderão entrar no reino dos céus.
Quer dizer então que por causa de comida e bedida, ordenanças humanas impedem a pessoa de receber a Graça de Deus, tornando inválido o sacrifício de Cristo.

Por mais que no meio de nossos irmãos Gálatas os pontos de observância da lei fossem outros, o que eu disse a eles pode-se aplicar a vocês também. Vocês querem deixar a liberdade da Graça de Cristo para se submeter a ordenanças humanas.

Tenho recebido relatos dos mais variados lugares em que na pregação da palavra, irmãos que guardam alguns preceitos querem impor esses preceitos aos outros.
E o pior é que a cada pregador diferente, cresce o número de ordenanças. Para se claro vou citar alguns exemplos :
-          um irmão acha que tirar fotografia é vaidade e então acaba passando para todo uma irmandande que tirar foto é coisa que demonstra fraqueza espiritural.
-          outro acha que tomar café é um vício e então prega para a igreja que não se pode tomar café, pois os viciados não entrarão no reino dos céus.
-          outro não utiliza perfume pois diz que perfume é vaidade.
-          outro proibe que as irmãs se depilem.
-          outro proibe os irmãos de ouvirem notícias.
-          outro proibe os irmãos de terem enfeites em seus móveis nas casas.
-          outro diz que as irmãs que usam lingerie vermelha tem tendência para prostituição.
-          outro diz que se a irmã cortar as pontas do cabelo, no dia do juízo terá que ir até o inferno tirar das mãos do inimigo de Deus, as pontos do cabelo cortado.

Enfim se formos enumerar todos os casos teremos livros de ordenanças e proibições absurdas que não fazem outra coisa a não ser lançar um peso enorme sobre as costas das ovelhas do Senhor.

Basta! Cristo nos chamou a liberdade e não para ficarmos sobre o peso de ordens que são só preceitos de homens.
Qual o maior problema disso ? Transformam o reino de Deus em questão de comida e bedida, questão de tocar ou não naquilo, usar ou não isto, e fazem igualmente o que os fariseus faziam na época de nosso Senhor : Fazem sacolas pesadas e dão para outros carregarem.
E o que acontece ? Muitos por não suportar o peso das ordenanças, acham que não tem vocação para servir a Deus e abandonam o Senhor. E Deus está feliz com isto. De forma alguma!


Você quer guardar um dia especial para Deus ?
Você quer deixar de comer algo para agradar a Deus ?
Você quer deixar de fazer alguma coisa para agradar a Deus ?
Então que você faça entre você e Deus e nunca, nunca imponha isso aos outros.

Como o Senhor nos ensina sempre : A minha Graça nos basta. Ou seja, nos basta a Graça de Cristo e não quaisquer outros preceitos ou ordenanças.

Mas ouvindo isso que digo alguém poderá dizer : Quer dizer então que posso fazer tudo o que vier na minha cabeça que não tem problema ? Quer dizer que posso andar como minha carne deseja, satisfazer qualquer desejo que isso não impedirá minha salvação ?
De modo algum foi isso que eu quis dizer.

Tenho em mim, segundo já disse uma vez, que nada em si mesmo é impuro, pois tudo que Deus criou é bom.
E como já disse também, posso tudo mas nem tudo me convém. Como nosso Senhor disse não é aquilo que entra pela boca do homem que faz mal, mas sim aquilo que sai de sua boca, pois o que sai da sua boca procede do coração. E é no coração que brotam todos os maus desígnios, adultérios, iras, rixas, ciúmes, prostituição, impurezas, fingimentos, divisões, contendas e outras coisas desse tipo os quais são frutos de nossa natureza humana e não agradam a Deus. Ora ao conhecermos a Cristo nosso coração vai se renovando e nele vão brotando os frutos do Espírito.

Por isso tudo me é permitido, mas existem coisas que não convém. Tudo aquilo que não é segundo os frutos do amor, não convém.
Por exemplo : Vou a casa de um irmão que não come carne, então para não escandalizá-lo, não comerei carne na casa dele, não porque eu considere errado comer carne, mas apenas porque não convém, segundo o amor, comer escandalizando alguém. Mas em minha casa já poderei comer carne pois ali me convém e estarei dando glórias a Deus por isso.

Ou seja, é necessário cuidado para não tornamos muitos preceitos e ordenanças em Lei que jogam alguém no inferno.

Como eu disse, torno a repetir : Tudo eu posso, mas nem tudo me convém.

E ainda : A Liberdade em Cristo não é permissão para satisfazer a desejo exagerado de nossa carne.

A única Lei a qual a Liberdade está sujeita é a Lei do Amor, pois o amor é o resumo de todos os mandamentos e como disse nosso irmão João, Deus é amor.

Cristo disse que seus discípulos seriam reconhecidos pelo amor que tivessem uns pelos outros.
Disse que o caminho era estreito, pois o caminho do amor é um caminho sublime e apertadíssimo e são poucos os que se esforçam para andar por ele. Disse Jesus, que Ele era o Caminho, Ele era a Verdade, Ele era a Vida. Tudo se resume em Cristo. Seguir a Lei do Amor é seguir a Cristo. Seguir a Cristo é andar pelo caminho estreito. É negar-se a si mesmo, deixando muitas vezes de nossa vontade para cumprir a justiça do amor.

Assim meus irmãos o que está sendo pregado em muitas CCB não está de acordo com a mensagem saudável do evangelho. Não está sendo uma boa nova e sim um peso colocado sobre as costas daqueles que querem viver com Deus. Está se fugindo da mensagem de Cristo.

Da forma como está sendo colocado, ou seja, cada pregador prega aquilo que acha, está se jogando um jugo pesado nas costas das irmandade e não foi para isso que Cristo nos chamou.

Quantos jovens estão sendo proibidos de praticar esportes por se considerar que isso é desagradável a Deus ?
Quantas irmãs estão deixando de caminhar com Cristo por não suportarem as ordenanças humanas e se consideram inaptas ao reino dos céus ?

A propósito, a respeito das irmãs em Corinto não tosquiar-se (termo utilizando para cortar totalmente a lã de uma ovelha), referia-me a questão de costume daquela época.

Vejam que naquela época algumas protistutas rapavam as cabeças. Mencionei a passagem indicando que não seria honroso que a mulher cortasse totalmente os cabelos e repito : disse que não seria honroso apenas conforme a tradição daquele lugar e  época. Mas isso não é um mandamento tanto que no final eu mesmo disse : Quem quiser contestar que faça, mas nós não temos esse costume. Era questão de costume.
Impor uma ordenança dizendo que Deus não permite cortar cabelos é impor um fardo as irmãs que muitas não conseguem suportar e chegam a achar que não devem ir mais a igreja pois não servem para serem cristãs.
Quanto as irmãs ou irmãos, apenas observo que seria conveniente se vestir com modéstia. E digo conveniente, segundo o proceder do amor. Cada qual deve saber o que vestir. E quando é dito modéstia é para se referir que não devemos nos ostentar ou até mesmo fazer acepção de pessoas por causa de vestimenta.

Outro ponto importante a ser lembrado é que na CCB os irmãos tem pregado que a CCB é o caminho.

Irmãos, vejamos se não estamos deturpando a Boa Nova de Cristo. Jesus Cristo é o Caminho e nada mais.
Também não podemos dizer que quem não está na CCB não está em Cristo, pois Jesus mesmo disse a Samaritana que os adoradores do Pai não o adorarão num monte, ou num determinado templo ou lugar, mas o adorariam em espírito e verdade. E é esses adoradores que o Pai quer.

Irmãos suplico a vocês com dor no coração. Não fechem o céu a ninguém por motivo de ordenanças humanas. Não coloquem outra pedra fundamental a não ser Cristo. Não julguem para não serem julgados. Usem de misericórdia e Deus usará de misericórdia para com vocês. Como nosso Senhor nos ensinou no Pai Nosso no trecho que diz : Perdoai nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores e como eu disse a nossos irmãos Colossenses : “Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro : assim como Cristo vós perdoou, assim fazei vos também”.

Do jeito que tenho ouvido sobre vocês temo que o desvio está se tornando grande e está levando a muitos a se escandalizarem de Cristo.

E irmãos meus tenham muito cuidado com as profecias. Disse que o caminho do amor é excelente e que o Dom da profecia também deveria ser buscado, mas cuidado a não dar ouvido a toda boca que se abre em nome do Senhor.

Cuidado com aqueles que seguindo um modo de vida severo na carne querem impor isso a vocês, como que dizendo que para servir e agradar a Deus deve-se observar esse ou aquele determinado costume.
E a cada pregador diferente cresce o número de coisas a serem evitadas ou observadas.
E coisas que não passam simplesmente de costumes e tradições, questão de comida, bebida, tocar nisso ou naquilo, observar determinado modo de orar, falar, cantar... que apenas dão impressão de um rigor severo consigo mesmo mas que não tem utilidade alguma para o reino dos céus.

Cuidado com os que facilmente abrem a boca em profecia pois muitos falam daquilo simplesmente que está em seus corações e seu entendimento. As vezes o que ocorre é apenas vontade do homem de ver algo acontecer.

Cuidado pois muitas almas simples, crendo em profecias infundadas podem deixar de crer em Deus, pois acabam culpando a Deus por algo que não aconteceu.

Lembremos do que disse nosso Senhor que muitos dirão naquele dia "Senhor, Senhor" e dirão "não foi em Seu nome que profetizamos, não foi em Seu nome que fizemos tantos milagres" ao que dirá o Senhor "afastem-se de mim praticadores de injustiças", pois toda iniquidade é injustiça.

Cuidado meus irmãos com esse tipo de pregação, com esse tipo de profecia, com esse tipo conselho.

Lembrem-se que sem amor não adianta falar em linguas, profetizar, ter fé de remover montanhas, toda ciência, doar-se pelos outros, até entregando o corpo para ser queimando... sem amor nada disso adianta.

Se alguém de vocês tem os dons celestes, que Deus seja louvado por isso, mas busquem principalmente o amor, pois ele é o vínculo da perfeição. Busquemos o amor e a justiça de Deus e todas as demais coisas nos serão acrescentadas.

Em resumo quero dizer, utilizando as palavras de nosso Senhor :

"Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me."

Em nós existem muitas vontades. Toda vez que a busca por satisfazê-las me leva a "fazer coisas a outros que eu não queria que fizessem para mim" , estou, no mínimo, não sendo justo.

Como disse nosso irmão João em sua primeira epístola :

"Não amem o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, o desejo exagerado da carne, o desejo exagerado dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a seus desejos exagerados; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre."

João usa no lugar de "desejo exagerado" a palavra concupisciência e podemos dizer que concupsciência é um desejo muito forte de fazer algo.
Quando pretendemos satisfazer esse nosso desejo a qualquer custo, mesmo prejudicando outras pessoas não estamos sendo justos. É por isso que nosso irmão Tiago bem diz que Deus não tenta a ninguém mas cada um é tentado por seu próprio desejo exagerado.

Temos os mais variados tipos de desejos, sejam físicos ou psíquicos.
Viver somente para satisfazer qualquer desejo que temos pode prejudicar outras pessoas e até a nós mesmos.

Como eu já escrevi a nossos irmãos Galatas :
"Porque vocês, irmãos, foram chamados à liberdade. Mas não usem da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor sirvam-se uns aos outros. Pois toda a lei se cumpre numa só palavra, a saber: Amarás ao seu próximo como a si mesmo. Se vocês, porém, se mordem e devoram uns aos outros, olhem não se acabem consumindo uns aos outros. Digo, porém: Andem pelo Espírito, e não haverão de cumprir a cobiça da carne. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façam o que querem. Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei. Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais lhes previno, como já antes lhes preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei."

Na Graça fomos chamados a ser livres, não nos sujeitando a ordenanças humanas, como não toque isso, não prove aquilo, mas vivendo a liberdade de filhos de Deus que dão graças pelas coisas que Deus nos fez.

Mas nossa liberdade não vai prejudicar alguém, pois do contrário não estaríamos, pelo amor, servindo aos outros.

Em algumas vezes teremos que renunciar até mesmo algo que consideramos bom para não escandalizar a outro.

Negar-se a si mesmo é não se entregar a satisfação de todo e qualquer desejo, uma vez que isso pode prejudicar a outros e até a nós mesmos, como falei nas obras da carne.

Negar-se a si mesmo é viver nos frutos do Espírito, para os quais já não há lei.

Negar-se a si mesmo é cumprir o princípio da justiça. Fazer aos outros o que queremos que façam a nós.

No entanto, negar-se a si mesmo, não é ser hipócrita, escondendo nossa natureza falha e humana, acabando por condená-la nos outros, mas sim, conhecendo-nos a nós mesmos como o publicano que se reconheceu pecador e obteve o perdão e a justificação vinda de Deus.

Somente conhecendo a nós mesmos, que somos cheios de imperfeição e tendo que nos esforçar para andar no caminho do amor é que estaremos carregando essa nossa cruz.

Suportando assim, primeiro a nós mesmos, cientes de nossa pequeneza e em ato de justiça suportando também aos outros.

Se não houver conhecimento de nós mesmos não há como negarmos a nós mesmos.

Assim conhecendo nossa imperfeição, já não criticaremos a imperfeição do outro.

Conhecendo que somos carente de Deus estaremos cientes que todos o são.
Sendo conhecedores de nossa cruz, suportaremos e a levaremos aonde for, sem máscaras.

Satisfaremos nossos desejos e nossas necessidades, mas dentro dos frutos do Espírito, com temperança, sem prejudicar a nós mesmos ou a nossos irmãos.

Renunciamos nossos desejos e nossas necessidades toda vez que as mesmas prejudiquem a nós ou a nossos irmãos.

Somos livres, mas não somos libertinos ou abusados. Podemos tudo, mas nem tudo nos convém.

Essa pequena diferença está em amar como queremos ser amados e agir com os outros como queremos que façam conosco.

Assim irmãos da CCB quero que todos sigamos a Jesus, nosso modelo, negando-nos a nos mesmos, conhecendo nossos defeitos para suportá-los primeiro em nós e depois nos outros, confiando em Deus que tudo conhece e em Jesus novo advogado.

Sabendo da dificuldade de suportamos nossos defeitos e trilharmos o caminho estreito do amor, não julguemos mais a ninguém pois todos tem suas falhas e dificuldades.

Vivamos em abundância, dando glórias a Deus por tudo que a vida nos dá, sendo felizes e alegres, somente tomando cuidado para que na satisfação de nossos anseios não prejudiquemos a nós mesmos ou aos outros, pois quero que todos vivamos nessa lei do amor, para quais as outras leis já não tem mais poder.


Pode ou não pode ?

Sempre, nos mais variados tempos da história, houveram costumes, crenças, tradições, culturas e maneiras de encarar a realidade segundo o olhar de cada época.
Assim cada ambiente faz de seus indivíduos pessoas que seguem um mesmo padrão de comportamento.

O que você não deixaria seu filho fazer de jeito nenhum ?
A essa pergunta, cada um responderia de acordo com seus costumes. Isso não quer dizer, que em outro local, aquilo não fosse aceito como normal. Por exemplo :

- no Brasil, os homens normalmente usam calças e os vestidos e saias são destinados a mulheres.
- na Escócia, porém, os homens também podem usar um xales (que são parecidos com saias).
ou seja,
- no Brasil, o costume é que só as mulheres usem saias;
- na Escócia, o homem também pode utilizar algo parecido;

Assim, façamos uma suposição :  se um casal de brasileiros fosse morar na Escócia e lá, após alguns meses, nascesse seu primeiro filho homem.
Bom, de acordo com seus costumes brasileiros, não colocariam o xale no menino. Na idade do jardim da infância, um dia, chega o menino e diz: Pai, porque eu não uso xale ?

Imaginemos as possíveis respostas :

a)     porque você é homem e não pude usar roupa de mulher;
ou
b)     porque você é homem e saia (xale) é roupa de mulher e é errado;
ou
c)     porque Deus pediu para o homem não vestir roupa de mulher e saia é roupa de mulher. Então se você usar xale vai estar desobedecendo a Deus;

As três respostas são baseadas apenas na cultura e costumes do pai brasileiro.
Quais as possíveis consequências dessas respostas ?

Para a resposta da alternativa “a” o filho chega, outro dia, cheio de contusões. O pai pergunta : Filho o que aconteceu ? Pai, eu falei pros meninos que eles estavam usando roupa de mulher e eles bateram em mim.

Para a resposta da alternativa “b” o filho, ainda acha legal usar o xale, e mesmo sendo ERRADO (segundo o costume do pai)  ele quer porque quer usar o xale.

Para a resposta da alternatvia “c” o filho, embora obedeça o pai, olha para as crianças e acha legal. Afinal, tudo o que é moda e legal nos outros é legal para a gente também. Assim, o menino chega para o pai e diz : Pai eu quero desobedecer a Deus e usar o xale.

As situações mostram que respostas como as dadas pelo pai, causam mais mal do que bem a criança.
Assuntos que envolvem simplesmente conceitos de  "certo ou errado", "verdade ou mentira" e "Deus gosta ou Deus não gosta" são conceitos delicados e só devem ser usados para realmente expressar o certo do errado, a verdade da mentira e o aquilo que está fora do mandamento de Deus.

E porque causam mais o mal ? É simples.

- SE dissermos que tal coisa é errada (sendo apenas um costume) e a criança sentir vontade de seguir um costume diferente, terá na cabeça que as vezes é bom fazer o que é errado.

- SE dissermos que tal coisa é verdade (sendo apenas um costume) e a criança sentir vontade de seguir um costume diferente, terá na cabeça que as vezes a mentira é boa.

- SE dissermos que tal coisa é desagradável a Deus (sendo apenas um costume) e a criança sentir vontade de seguir outro costume, terá na cabeça que as vezes é necessário desobedecer a Deus.

E quando falamos de costumes, estamos falando de situações que são diferentes em várias partes de nosso mundo. Daí o perigo de se fazer de um costume, uma verdade, e  impor isso a nossos filhos.
Quando a criança for adulta terá na mente que muitas vezes teve que preferir a mentira, o errado e desagradar a Deus para poder satisfazer suas necessidades.

Tudo isso, porque os conceitos de verdade, certo e agradar a Deus foram apenas baseados em costumes e tradições, que mudam de cidade para cidade, país para país, nação para nação, tribo para tribo, etc.

Quando a criança for adulta talvez fique confusa e misture verdade com costumes.

A verdade, o certo e aquilo que é agradável a Deus, nos foi ensinado de forma sublime através de Jesus Cristo Nosso Senhor.
E a Lei de Cristo, diz resumir os Dez Mandamentos de Deus em "Amarás a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo" e “fazer aos outros o que queiramos que façam a nós”.

Amar a Deus : É a verdade de se amar nosso Criador e Pai em Jesus Cristo. Não se deve amar, adorar ou buscar outro que não Deus.
E por quê ? Por que Ele é o Criador e fez tudo por nós. Adorar outra coisa como se fosse a Deus é no mínimo incoerente. É como agradecer ao jornaleiro pelo leite que é vendido na padaria. É como agradecer a alguém  por um benefício de outrem. Ou seja, deixam de amar e agradecer quem lhes deu tudo para amar e adorar outro (deixa o Criador para adorar a Criatura). E Deus não quer seres ingratos e ignorantes e sabe que ao nos achegarmos a Ele, nós é que seremos beneficiados.

Amar o próximo como a ti mesmo : Ninguém quer o mal para si mesmo e assim o amor consiste em desejar para os outros o que gostaríamos para nós mesmos. Quem ama não adultera, pois estará ofendendo, magoando e traindo alguém. E isso não é amor. Quem ama não rouba, pois estaria prejudicando a outra pessoa. Quem ama não cobiçará a mulher alheia, pois da cobiça vem o desejo de saciar sua vontade. Desse desejo, surge a vontade de eliminar os obstáculos que existam. E nesse caso o obstáculo seria o marido (ou mulher) da pessoa cobiçada. Dai vem o homicídio. Por isso também isso não é amor. Quem ama também dedica um dia, um momento, uma hora especial para o ser amado, dai o mandamento de guardarmos um dia especial para o Senhor. Esse dia seria um momento real de diálogo para com quem se ama. Quem ama não rouba. Quem ama não mata. Quem ama não quer as coisas alheias. Assim o amor engloba todos os mandamentos.

Esses dois pilares são a base da verdade, do certo e daquilo que agrada a Deus.

Sobre a verdade ainda, a bíblia ensina, que mentiroso é aquele que nega a Cristo Jesus como Salvador.

E essa verdade, a da redenção em Cristo, é o alicerce de nossa existência em Deus, a sã doutrina de Cristo e o descotirnamento de Sua união conosco.

Dessa forma, o que exceder esses princípios são apenas costumes, tradições e culturas, que correm o perigo de se tornarem conceitos de verdade, de certo e de ser agradável a Deus e acabam se tornando peso desnecessário sobre os ombros dos homens.

Qual o erro disso ? O erro é justamente colecionar uma série de costumes, torná-los verdades e impó-los aos outros. E fazendo isso, nosso filhos podem crescer com a idéia de que porque não seguem tal costume, Deus não os ama e acabam se afastando de Deus.
Podem se afastar também da verdade e do certo. Podem ser rebeldes com o que é de fato certo, porque na verdade, não se davam bem apenas com costumes.

Assim, creio que o correto é ensinar a base da verdade a nossos filhos.
A verdade : Deus nosso Pai, nos deu Seu Filho, Jesus Cristo, para que todo que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
O certo : Seguir o mandamento do amor a Deus e ao próximo (resumo e cumprimento dos Dez mandamentos)
Agradável a Deus : Esta também escrito que os frutos daqueles que seguem a Deus, que tem seu espírito são esses : o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e seu desejado exagerado de se satisfazer a qualquer custo. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.
E o que Deus não se agrada : a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.

Assim, devemos ensinar esses conceitos a nossos filhos. Que seja isso que eles sigam.
E os costumes, tradições e ordenanças humanas ?
Bom se fosse meu filho na Escócia, eu diria :
“Filho, esse não é nosso costume lá onde o papai e mamãe nasceu, mas se você quiser tudo bem. E com certeza isso não faria mal a criança e quando adulta ela saberia apenas que em algumas vezes mudou de costume, não indo contra, no entanto, da certo, da verdade e daquilo que é agradável a Deus.

Em resumo :
Veja quando vai aconselhar seu filho se sua resposta sobre a verdade é realmente baseada na Verdade, se sua resposta sobre o que é agradável a Deus está incluido nos conceitos dos frutos do Espírito.

Se não for, apenas diga que aquilo é um costume que nem você ou seus pais faziam diferente, mas a criança terá liberdade, nesse caso, de escolher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário